Governo do Maranhão é elogiado durante participação na SBPC em Minas Gerais

julho 23, 2017 0
O Governo do Maranhão foi bastante aplaudido na manhã da última quinta-feira (20) por participantes do encontro anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) no campus da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em Belo Horizonte. O motivo da manifestação foram as ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para uma ciência cidadã apresentadas pelo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Jhonatan Almada, que falou de programas como a Rede Iema de educação profissionalizante, o Aulão do Enem, o Luminar: Caravana da Ciência e o Centro de Educação Científica (CEC).
Ao abordar o tema “Como atrair jovens talentos para a ciência brasileira – a experiência do Maranhão”, Jhonatan Almada mostrou na capital mineira o esforço genuíno do Governo Flávio Dino de fazer com que a ciência contribua para o desenvolvimento do Estado. Para boa parte dos participantes da SBPC, o trabalho liderado pelo governador – seus programas e ações que dialogam diretamente com a inclusão da juventude a partir da ciência – ultrapassou as fronteiras do Nordeste e já é reconhecido em todo o Brasil.
Na opinião do secretário Jhonatan Almada, o Maranhão ilumina caminhos para o Brasil retomar o seu rumo. Para o titular da Secti, o Governo do Maranhão está trabalhando fortemente para dar fim a um conjunto de privilégios que existiam no estado e para democratizar o maior número de direitos ao povo. “É esse o espírito que mobiliza todo o trabalho da Secti sob a liderança do Governo Flávio Dino. É um trabalho que tem verdade, clareza e sensibilidade e isso toca as pessoas que, por sua vez, se enchem de esperança. Por isso pessoas de todo o país se juntam a nós a cada dia”, complementou Jhonatan Almada.
“O Maranhão é um espelho do que precisamos para o nosso país. Em um momento em que só acontecem cortes de verbas, ele mostra que é possível sim fazer ciência e inovar na ciência. É um governo que se preocupa em inserir isso desde o ensino básico”, comentou Elizângela Volpe dos Santos, diretora nacional da Associação de Pós-graduandos.
Ex-aluna de uma escola de tempo integral de São Paulo, a estudante de Direito Bianca Borges dos Santos gostou do que ouviu sobre o Maranhão e disse que o estado é um norte positivo para a juventude brasileira. “Com o modelo de escola e educação que apresenta, ele é uma referência e pode guiar os sonhos da juventude ao redor do Brasil” disse a universitária.
Para Késsia Teixeira, presidenta da União Colegial de Minas Gerais, que também participou da palestra, o Maranhão é uma referência para o resto do Brasil. Para a estudante, ciência e tecnologia hoje é algo bem distante da realidade dos jovens brasileiros e a situação pode piorar depois do corte de mais de 40% pelo governo federal de recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia Inovações e Comunicações (MCTI) para ciência e tecnologia. “A ciência é cada vez menos popular, o que prejudica o desenvolvimento do país. Eu gostaria de estar em uma escola técnica como essa do Maranhão, mas aqui em Minas é muito concorrido e tem poucas vagas”, concluiu.
SECTI

0 Comentarios "Governo do Maranhão é elogiado durante participação na SBPC em Minas Gerais"