Programa Cisternas Escolar chega a Vargem Grande.

agosto 04, 2017 0
A prefeitura de Vargem Grande está buscando todas as alternativas para resolver o problema de abastecimento de água no município. Hoje, representantes de órgãos públicos e sociedade civil organizada estiveram reunidos para a escolha das escolas que serão contempladas com o Programa Cisternas. 

O Programa Nacional de Apoio à Captação de Água de Chuva e outras Tecnologias Sociais (Programa Cisternas), financiado pelo MDS desde 2003 (acesse e conheça a legislação [CGR1] instituído pela Lei Nº 12.873/2013 e regulamentado pelo Decreto N° 8.038/2013), tem como objetivo a promoção do acesso à água para o consumo humano e para a produção de alimentos por meio da implementação de tecnologias sociais simples e de baixo custo. 

Em Vargem Grande, o programa adotado será o Cisterna Escolar, instaladas em escolas do meio rural, com capacidade de armazenar 52 mil litros de água potável. Ao todo, 15 cisternas serão implantadas no  município.

As escolas que receberão a tecnologia são: EM Teclina Burgos dos Santos, EMEB Getúlio Vargas, EMEB Cloves Rodrigues Viana, EMEB João Anastácio dos Santos, EMEB João Roque, EMEB João Firmino Gomes, EMEB Maria Carlos de Mesquita, EMEB São Francisco, EMEB São José EMEB Sousa Lobo, EMEB Tertuliano Alves Pereira, EMEB Zenobia Barroso Oliveira, EMEF Raimundo F Gomes, EMEF São José de Ribamar, EMEF Sete de Setembro.

Parceria com o Governo do Estado

A equipe de governo está reunindo esforços para acabar com a falta de água no município. Em pouco mais de seis meses de gestão, a prefeitura, em parceria com o Governo do Estado, já elaborou o projeto do novo sistema de abastecimento de água de Vargem Grande, que inclui a construção de uma nova estação de tratamento água em Vargem Grande (a atual é em Nina Rodrigues), dois novos reservatórios e uma nova rede de distribuição.

Outra medida importante nesse sentido foi a adesão de Vargem Grande ao Programa Água Doce. Uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano, por meio da implantação de sistemas de dessalinização ambiental para atender, prioritariamente, as populações de baixa renda em comunidade do semiárido.

0 Comentarios "Programa Cisternas Escolar chega a Vargem Grande."