Adelmo Soares acompanha 16ª Agritec em Lago da Pedra

maio 23, 2018 0
Teve início na manhã de terça-feira (22) a 16ª edição da Agritec, a Feira de Agricultura Familiar e Agrotecnologia do Maranhão, dessa vez na cidade de Lago da Pedra, contemplando o território do Médio Mearim, numa iniciativa do Governo do Estado do Maranhão por meio do Sistema SAF – Secretaria de Agricultura Familiar, Agerp e Iterma. Adelmo Soares acompanha a ação desde as primeiras horas do dia, seguindo juntamente com a comitiva do Governador Flávio Dino, que fez a abertura oficial do evento. 

Realizada desde 2015, a Agritec já passou pelos municípios de São Bento, Caxias, Açailândia, Bacabal, Chapadinha, Codó, Grajaú, Viana, Zé Doca, Paraibano, Barra do Corda, Santa Luzia, Itapecuru-Mirim, Cururupu, São Raimundo das Mangabeiras, capacitando 26.650 agricultores familiaresfirmando contratos com instituições financeiras para financiamento da produção na ordem de R$ 23.688.088, gerando um volume de vendas de produtos da agricultura familiar de R$ 1.525.945.

Para Soares, a realização da Agritec é uma prova do compromisso que Governador Flávio Dino assumiu com o desenvolvimento econômico sustentável do Maranhão. “A continuidade das ações voltadas para a Agricultura Familiar, ainda que a SAF esteja sob nova gestão, evidencia a seriedade do compromisso que o governador tem com o segmento”, pondera o ex-secretário da SAF, que se desincompatibilizou do cargo desde o início de abril para que pudesse concorrer a uma das vagas do parlamento estadual. 

feira tem o objetivo de levar conhecimentos aos agricultores familiares presentes, com uma programação que conta com oficinas, minicursos, palestras, seminários, e apresentação de diversas tecnologias sociais para incrementar a produção da agricultura familiar. O espaço de comercialização, voltado para vendas dos produtos da agricultura familiar, também integra a ação.

Em Lago da Pedra

Flávio Dino anunciou diversos investimentos para a região do Médio Mearim, como o início das obras de pavimentação asfáltica em benefício do povoado Santa Tereza, em Lago da Pedra, pelo programa Mais Asfalto. Também foi feita a entrega de 30 toneladas de sementes pelo programa Mais Sementes, além da implantação de cisternas para uso compartilhado na região. 

O governador ressaltou a importância da Agritec, classificando a feira como fundamental para a estratégia do programa Mais Produção. “Nós assistimos em 2017 o Maranhão tendo destaque no crescimento do PIB, um feito histórico nesse país, e tenho certeza que o desempenho vai se repetir em 2018, justamente porque um dos grandes vetores do crescimento econômio veio dos investimentos no campo e continuamos fazendo esse investimento fundamental”, enfatizou Dino. 

A agricultora familiar Francisca Maria, de 56 anos, está presente na Agritec, levando frutas e mel para vender no espaço de comercialização. Ela conta que se sente agradecida pelo incentivo que recebeu do Governo do Estado para continuar sua produção. "É muito bom saber que tudo que temos, têm valor para a Agritec”, afirmou. 





0 Comentarios "Adelmo Soares acompanha 16ª Agritec em Lago da Pedra "