Recorde de publico marca a abertura do festejo de São Raimundo Nonato dos mulundus em Vargem Grande

agosto 23, 2018 0

Na manhã de ontem, 22 de agosto, foi dado início a mais um festejo em honra a São Raimundo Nonato dos Mulundus.

Atraídos pela fé e devoção a São Raimundo Nonato dos Mulundus, milhares de fiéis se deslocam de suas cidades para acompanhar a romaria do santo vaqueiro, realizada no município de Vargem Grande. O festejo em homenagem ao santo iniciou ontem, dia 22 de agosto com a romaria e segue até o dia 31 com ampla programação.
A romaria desse ano reuniu cerca de 50 a 70 mil pessoas, que percorreram o trajeto que vai da Igreja Matriz de São Sebastião, padroeiro da cidade, até a comunidade Paulica, a 8 km da sede. O trajeto mudou o tráfego de veículos na BR 222, que é interditada por algumas horas. Essa ação conta com apoio da Polícia Rodoviária Federal e Policia Militar.

A homenagem a São Raimundo Nonato dos Mulundus, acontece há quase 200 anos, sendo considerado um dos maiores festejos religiosos do país, atraindo cerca de 400 mil pessoas  durante o período de 22 a 31 se agosto. 
O grande fluxo de pessoas movimenta também a cidade vizinha Nina Rodrigues onde se localiza a Praia dos Amores, e o restaurante Rancho Bambu, locais bastante visitados. Já em vargem Grande a grande movimentação acontece no banho Moizinho, onde sempre são realizadas programações com bandas locais.

Atualmente, a caminhada dura cerca de 3 horas, mas nem sempre foi assim, antes acontecia dentro de um dia e meio, em um percurso de uma estrada de difícil acesso. O local onde iniciou a devoção ao santo foi no povoado Mulundus, cerca de 20 km da cidade. Diz a história que Raimundo Nonato era um vaqueiro, trabalhador e morador da comunidade Mulundus, e em acidente ocorrido junto a uma carnaubeira veio a falecer, o que causou muita comoção.


O fato ocorreu em 1732 quando o mesmo tinha 32 anos. Segundo os relatos sobre ocorrido, o corpo foi encontrado dias depois de seu desaparecimento e estava intacto e cheirava a flor. Aos poucos se criou uma devoção popular em torno do santo vaqueiro, fazendo com que a população recolhesse os pedaços da carnaubeira para serem usados como produto medicinal.

Segundo relatos populares, o vaqueiro Raimundo Nonato era a pessoa que mais envolvia a comunidade de Mulundus em tudo, realizava reuniões e era amigo de todos.



Fotos: Alemão 

0 Comentarios " Recorde de publico marca a abertura do festejo de São Raimundo Nonato dos mulundus em Vargem Grande "