Seminário do SEBRAE realizado em Vargem Grande discute estratégias para desenvolvimento turístico na região do Baixo Parnaíba

agosto 09, 2018 0

O Sebrae foi parceiro do II Seminário de Turismo de Vargem Grande, participando de fóruns de discussões e compondo a programação com oficina de Gastronomia Regional e palestra sobre Turismo e Empreendedorismo.


Promover debates, discussões e estratégias que contribuam para o desenvolvimento turístico de Vargem Grande e região. Este foi o principal objetivo do II Seminário de Turismo de Vargem Grande: Desafios, oportunidade e empreendedorismo na região da Balaiada, realizado nos dias 26 e 27 de julho, em uma iniciativa da Prefeitura de Vargem Grande, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura. A ação contou com a parceria do Sebrae Maranhão, por meio da Unidade Regional de Chapadinha. 

O Seminário reuniu gestores municipais de Vargem Grande, Anapurus, São Benedito do Rio Preto, Rosário, Chapadinha, Belágua, Urbano Santos e Nina Rodrigues, além de representantes do governo estadual, instituições parceiras e empresários.
A programação contou com palestras, oficinas, atrações culturais e também a II Mostra Gastronômica. 


Na oportunidade, aconteceram ainda dois Fóruns, o Fórum Balaiada e Fórum de Secretários e Gestores de Desenvolvimento Econômico da Regional Chapadinha. A palestra magna com o tema, Desenvolvimento Turístico do Maranhão, foi ministrada pelo secretário adjunto de estado de Turismo, Hugo Ricardo Paiva. 

Como parceiro da ação, o Sebrae levou ao evento a oficina de Gastronomia Regional, onde a chef de cozinha Verônica Lima, ensinou receitas geradoras de renda para empreendedores do setor de alimentação, diversificando o cardápio de seus estabelecimentos, com foco em pratos típicos da região.

O Sebrae promoveu ainda a palestra Turismo e Empreendedorismo, que discutiu sugestões para tornar os empreendimentos turísticos da região mais competitivos. Houve participação também no Fórum de Secretários, que resultou na elaboração de estratégias a nível regional, que serão apresentados ao Governo do Estado do Maranhão. 


 “É importante discutir e expor as melhores práticas que podem nortear e aprimorar o desenvolvimento do turismo. O Sebrae como parceiro, acredita nas potencialidades regionais e trouxe ao fórum ações que mostram como o empreendedorismo pode também alavancar o setor. Além disso, apoiamos e estamos dispostos a contribuir na elaboração e aplicabilidade de políticas públicas voltadas para o desenvolvimento do turismo”, explicou o gerente regional do Sebrae em Chapadinha, David Felipe Amorim, que participou do evento. 

Ao final dos fóruns, os secretários municipais participaram de uma visita guiada ao engenho Bebidas Fortes, na fazenda Baixinha, em Vargem Grande. A empresa, que é atendida pelo Sebrae, produz a Cachaça Capotira, bebida premiada em 2017 na vigésima sétima edição da Expocachaça, em Minas Gerias.  Na categoria Cachaças Armazenadas em Madeiras Brasileiras, a Cachaça Capotira recebeu o certificado Prata.

Mapa do Turismo

A realização do Seminário em Vargem Grande, faz parte das estratégias dos governos federal e estadual, em levar discussões que promovam o desenvolvimento turístico das regiões que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro, uma vez que o município faz parte do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), no Polo Munim.

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento do Governo Federal, que destaca municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e norteia a definição de políticas públicas para o setor.

0 Comentarios "Seminário do SEBRAE realizado em Vargem Grande discute estratégias para desenvolvimento turístico na região do Baixo Parnaíba"