Ultimas

sábado, 16 de maio de 2020

Deputado Felipe dos Pneus faz vistoria e constata falta de condições para combate à Covid-19 no hospital Municipal de Pindaré Mirim.

O deputado estadual Felipe dos Pneus (Republicanos) constatou a precariedade dos serviços e das condições estruturais do Hospital Municipal Governador José Sarney, no município de Pindaré, no tratamento da Covid-19, durante visita de inspeção na última semana.
O parlamentar vistoriou a unidade depois de denúncias recebidas e pela repercussão do óbito de um idoso com suspeita da doença. Ele esteve acompanhado dos defensores públicos Uálasse Louzeiro e Cláudia Isabele, dos vereadores Caçula Muniz, Antonio Cabeça Branca, representantes da OAB-MA, assessores, onde, no local, presenciaram inúmeros problemas estruturais e de funcionamento da unidade, entre eles, a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos profissionais de linha de frente.
“Estamos preocupados com a população de Pindaré Mirim em meio a essa pandemia. Recebemos várias denúncias e aqui a situação é critica e preocupante. Sentimos na pele o desespero e a grande a dificuldade que médicos, enfermeiros e técnicos estão passando para tratar pacientes e combater ao Novo Coronavírus na única unidade de saúde que existe na cidade”, avaliou o deputado.

No local, a comissão ouviu denúncias dos servidores, pacientes e familiares sobre a falta de remédios, de locais apropriados para descanso, higienização e para a troca de roupas, a falta de guardas e seguranças. “Alguns materiais foram entregues às pressas, poucos minutos antes de chegarmos ao local, e são poucos os medicamentos. Soubemos que há poucos dias, a prefeitura demitiu alguns profissionais e ainda há o agravante dos salários atrasados e da falta de segurança, já que na unidade não há guardas municipais, e enfermeiras já foram vítimas de agressão”, relatou o deputado.

O grupo encontrou pacientes com sintomas e em tratamento da doença isolados e completamente a sós e a deficiência de equipes de plantão. “É desumano o tratamento aos doentes que não têm ninguém sequer que leve comida e sem assistência adequada. Também fomos informados que vários profissionais estão fora de serviço por terem contraído o vírus ou com suspeita”. 

Em Pindaré-Mirim, conforme último boletim divulgado pelo Governo do Maranhão, já são mais de 20 casos confirmados da doença e dois óbitos. O Hospital Municipal José Sarney é a única unidade de referência na cidade.

*Reunião com o prefeito -* Ao sair do Hospital, a comitiva esteve na secretaria de Saúde, onde reuniu com o prefeito Henrique Salgado (PCdoB). Ele garantiu que está tudo em ordem no hospital e classificou as denúncias como “motivação política”.

Henrique Salgado disse que alguns equipamentos faltaram porque o município não dispõe de recursos financeiros e que recebeu pouca verba destinada ao combate a Covid. Questionado sobre o número insuficiente de profissionais de Saúde, ele respondeu que a prefeitura lançou processo seletivo para contratação de enfermeiros e técnicos de Enfermagem, com inscrições entre os dias 15 a 20 de maio. 

O deputado Felipe dos Pneus deverá reunir novamente com a Defensoria Pública para discutir as medidas a serem tomadas em caráter emergencial. “Algumas melhorias já estão sendo feitas depois que estivemos lá. Vou solicitar ao governo, dados do repasse de recursos e materiais para a prefeitura, e estamos tratando sobre a destinação do Macrorregional de Santa Inês somente para pacientes com o vírus”.

Será feito um relatório com fotos, apontando às falhas e todas as deficiências encontradas no prédio, bem como as providências e prazos a serem cumpridos pelos órgãos competentes.

Postar um comentário

 
Copyright © 2019 PORTAL DO MARANHAO
Criado Por: Luzimar Rodrigues