Ultimas

terça-feira, 12 de maio de 2020

Márcio Jerry chama Bolsonaro de ‘vergonha mundial’ após Instagram colocar ‘alerta de fake news’ em postagem do presidente.

O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) chamou Jair Bolsonaro (sem partido) de “vergonha mundial” após o Instagram ocultar uma publicação do presidente, compartilhada nesta terça-feira (12), na função histórias. A rede social afirmou, ao lado do verificador de fatos Agência Lupa, que se tratava de uma informação falsa a respeito do novo coronavírus.

“Vergonha mundial esse Bolsonaro, presidente mentiroso, negligente, irresponsável e genocida”, comentou o parlamentar.

A postagem de Bolsonaro dizia, sem provas, que no Ceará ocorreram menos óbitos por doenças respiratórias entre março e maio deste ano do que no mesmo período de 2019. No compartilhamento o presidente escreveu que havia “algo muito estranho no ar”.

Porém, segundo a Agência Lupa, os dados são improcedentes e não condizem com a realidade. O post foi ocultado. Ainda é possível vê-lo, mas o usuário é imediatamente alertado sobre a “informação falsa”.

“Falso. É falso que, no Ceará, o número de mortes por doenças respiratórias diminuiu em 2020”, diz a justificativa apresentada pelos verificadores de fatos, que vasculham as redes sociais para diminuir a propagação de fake news.

Postar um comentário

 
Copyright © 2019 PORTAL DO MARANHAO
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues