Ultimas

quinta-feira, 2 de julho de 2020

Deputado Márcio Jerry defende que auxílio emergencial se torne programa permanente

Vice-líder do PCdoB na Câmara, o deputado federal Márcio Jerry afirmou nesta quinta-feira (2) que defende a transformação do auxílio emergencial em programa permanente para garantir “renda mínima aos que mais precisam de proteção social” no Brasil.

O debate sobre a ampliação do benefício, criado durante a pandemia a trabalhadores informais, vem ganhando força entre lideranças do setor progressista. Segundo dados do governo federal, mais de 50 milhões de brasileiros estão recebendo a ajuda de R$ 600.

A extensão do auxílio também é tema de pesquisas acadêmicas. Economistas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apresentaram estudo técnico detalhando que a prorrogação do benefício siga até o fim do ano, por exemplo, pode devolver aos cofres da União cerca de 45% dos valores pagos às famílias, uma vez que o dinheiro acaba sendo utilizado na compra de bens e serviços, movimenta a economia e gera arrecadação de impostos.

Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, a economista Débora Freire, uma das autoras do estudo da UFMG, disse que “muito se fala do custo de manter a política até o fim do ano, mas a gente precisa pensar no custo líquido. Sem o benefício, a atividade econômica vai cair mais ainda, e aí a gente tem impactos [negativos] nas contas públicas da mesma forma”. Para a pesquisadora, além da extensão até dezembro, o ideal também seria tornar o programa permanente, com foco nos mais pobres, e financiado por alterações no sistema tributário.

Postar um comentário

 
Copyright © 2019 PORTAL DO MARANHAO
Traduzido Por: Luzimar Rodrigues