Ultimas

segunda-feira, 27 de julho de 2020

Maura Jorge é acusada de ter usado dinheiro do FUNDEB para pagar contas de escola particular da própria família.

Uma operação 'pente fino' realizada nesta segunda-feira (25), por auditores fiscais, na Prefeitura de Lago da Pedra, descobriu que a ex prefeita Maura Jorge, durante seus dois mandato (2009-2011 e 2012- 2016), teria beneficiado uma escola da própria família com recursos do Fundo de Manutenção Básica e Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Os recursos deveriam ter sido destinados para os projetos de educação do município.

Na ocasião, os auditores pediram detalhadamente  que Maura apresentasse os relatórios dos anos retroativos com  transparência do grupo Equatorial. Durante a fiscalização, foram evidenciadas suspeitas de que a prefeita teria desviado dinheiro público para pagar a energia elétrica do Instituto Educacional Deputado Waldir Filho, empresa privada da própria família. A  verba deveria beneficiar projetos sociais para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
A CONTA

Na conta-contrato de nº 004000010664, de 2015, consta um anexo fantasma da Secretaria Municipal de Educação, localizado na avenida Venceslau, bairro Jaguar, via esta que dá acesso ao colégio da família de Maura. O número da conta-contrato é referente à escola.

De acordo com as investigações, os auditores também  apuram a suspeita de que os desvios ocorreram por várias manobras contábeis com a intenção de beneficiar os pagamentos de professores da escola da família, os quais podem ter recebido o salário com recursos do Fundeb. Segundo as análises, a Secretaria de Educação, à época, não tinha acesso de forma detalhada ao demonstrativo das despesas e só tinha acesso às faturas agrupadas.

Maura Jorge  é filiada ao PSDB e tenta, mais uma vez, dirigir o comando  do município. Se as suspeitas levantadas nas investigações forem comprovadas, a pré-candidata  a prefeita da cidade poderá responder por crime de Peculato, que consiste na subtração ou desvio de dinheiro público.

Veja abaixo todos os comprovantes:













Postar um comentário

 
Copyright © 2019 PORTAL DO MARANHAO
Criado Por: Luzimar Rodrigues